Cobrança automatizada: redução de custos com aumento de eficiência

Minimizar e evitar a inadimplência é um desafio para qualquer empresa.Especialmente para aquelas que trabalham com pagamentos recorrentes. Por isso, é preciso contar com boas estratégias, a fim de garantir as receitas do seu negócio.Para qualquer empresa a cobrança é uma questão delicada. Afinal, é preciso ser agradável com o devedor, evitando constrangê-lo. Por outro lado, é preciso ser assertivo para que o pagamento ocorra. Além de contar com uma assessoria jurídica para a cobrança, uma alternativa é apostar na cobrança automatizada. Para saber mais sobre o que é a cobrança automatizada, qual a sua função e como ela funciona, não deixe de conferir!

Cobrança automatizada: o que é e como funciona?

Para muitos especialistas, a cobrança automatizada é o futuro da cobrança das empresas. Hoje, dependendo do número de clientes e faturas, muitas vezes é necessário ter mais de um funcionário apenas para checar os valores que não foram pagos. Além de sujeito à falhas, esses procedimentos custam caro, pois envolvem a contratação de mão de obra.Com a cobrança automatizada é possível delegar uma série de atividades que envolvem o processo de cobrança para softwares e até assistentes virtuais inteligentes. Algumas ferramentas de business intelligence hoje permitem que não só as atividades da régua de cobrança, como também, o atendimento ao devedor seja automatizado, poupando todos os desgastes decorrentes do processo de cobrança.

Diminuição de custos no processo de cobrança

Essas ferramentas, embora demandem um investimento, são muito mais efetivas e econômicas para a empresa. Afinal, além de otimizarem os processos internos, poupam o custo de contratação e minimizam as taxas de rotatividade, já que o setor de cobranças costuma ser um dos que mais sofre com a entrada e saída constante de funcionários.A redução de custos com a cobrança automatizada vai mais além!! Isso porque, com o uso de tecnologia nesse processo,  é possível diminuir tanto os gastos com postagens físicas (Correios, impressões, etc), como reduzir significativamente o número de protestos, acordos extrajudiciais ou mesmo ajuizamento de ações. Logo, trata-se de um processo que garante uma boa economia para a empresa.Ainda, outra vantagem de automatizar as cobranças, é a profissionalização do negócio, isto é, evita-se o constrangimento entre as partes, tornando a cobrança um processo mais amigável e respeitoso. A empresa garante uma cobrança eficaz e ainda protege seu relacionamento com o devedor que, não podemos esquecer, continua sendo seu cliente.

Régua de cobrança: um passo importante antes de adotar a cobrança automatizada

A régua de cobrança nada mais é do que um conjunto de procedimentos que visam minimizar a inadimplência. Por meio deste recurso, a empresa define quais serão exatamente as ações a serem realizadas antes e depois do pagamento. O objetivo é evitar que clientes se transformem em devedores.Por meio da régua de cobrança a empresa define quais serão os procedimentos a serem realizados, a fim de lembrar o vencimento de boletos e da fatura. Além disso, ela estabelece uma metodologia para o tratamento do devedor, definindo quais serão as ações a serem tomadas antes de um eventual protesto de título ou mesmo ação de cobrança.Para a maioria das empresas definir e aplicar esse passo a passo traz grandes resultados. Por incrível que pareça, o número de clientes que simplesmente se esquece de pagar uma fatura não é pequeno. Logo, um pequeno lembrete por e-mail, SMS ou até mesmo whatsbots muitas vezes traz ótimos resultados.

Régua e cobrança automatizada

Montar a régua de cobrança é um passo essencial antes da adotar a cobrança automatizada. Isso porque, o processo de automatização nada mais é do que delegar a execução de tarefas para que softwares e outros recursos tecnológicos realizem a cobrança. A execução, portanto, fica por conta dessas ferramentas. Mas a estratégia e as ações propriamente devem ser determinadas pela empresa.Estabelecer as ações que devem ser realizadas para cobrar um cliente também é importante pois ajuda a escolher a ferramenta mais adequada para a sua empresa. Hoje existem diferentes softwares e até robôs que realizam a cobrança. Logo, é importante definir qual será a sua régua, antes mesmo de determinar as ferramentas a serem adquiridas.Você pensa em usar métodos de cobrança automatizada na sua empresa? Tem dúvidas como esse estudo estatístico pode te ajudar com suas questões jurídicas? Entre em contato e saiba mais!