Telini participa dos debates sobre a Operação Concorrência Leal 2

Os contadores do município de Biguaçu e Tijucas tiveram a oportunidade, na segunda-feira e terça-feira passadas, respectivamente,  de tirarem suas dúvidas sobre a Operação Concorrência Leal 2, em eventos organizados pelo Sescon Grande Florianópolis.

Em Biguaçu, o debate aconteceu no auditório da Biblioteca Municipal.

Na mesa diretiva estavam Walmor Mafra, diretor do Sescon Grande Florianópolis, Fernando Telini,  advogado tributarista, e Adilson Cordeiro, presidente do CRCSC. Estes ciclos de debates estão sendo organizados pelo Sescon, com objetivo de suprir algumas dúvidas que os contadores tiverem diante das informações da Cartilha lançada recentemente pela Secretaria Estadual da Fazenda (SEF).

Na oportunidade o público foi alertado sobre as presunções do art. 49 que, segundo Walmor Mafra, foi o que mais deu trabalho. “Além disso os contadores devem ter cuidado sobre a Segregação Indevido, pois o contador pode ser penalizado”. Outras situações bastante discutidas foram os casos de duplicidade de despesas, lançamentos indevidos, descrições de gastos dos cartões de crédito no momento dos lançamentos, rotações de estoques (indícios de omissão de receitas), entre outros.

A orientação, segundo Fernando Telini, é que os contadores leiam de ponta a ponta a Cartilha. “O conteúdo da cartilha está perfeito, inclusive com traços da Receita Federal do Brasil. Está muito mais detalhada que a cartilha da primeira operação”, disse Telini.

Fonte: Portal Contábil SC