O encontro da Federação dos Contabilistas do Estado de Santa Catarina (Fecontesc), que acontece bimestralmente em uma cidade catarinense, reuniu, na sexta-feira passada (19), presidentes e diretores da entidade e dos 22 sindicatos de contabilistas existentes no Estado, bem como representantes do Conselho Regional de Contabilidade (CRCSC), e dos Sescons Santa Catarina, Blumenau e Grande Florianópolis.
Tendo como anfitrião, o Sindicont Criciúma, a reunião aconteceu no município de Nova Veneza e debateu vários temas de interesse da classe contábil.
Na parte da manhã, foi realizada a Assembleia da Federação, cuja participação é limitada às diretorias da entidade e dos Sindicatos filiados, pois o objetivo é tratar de assuntos internos ou que dizem respeito diretamente ao Sistema Fecontesc/Sindiconts. À tarde, foi a vez da plenária da federação, que contou com a presença do prefeito de Nova Veneza, Evandro Gava, e do representante do prefeito de Criciúma, secretário Cloir Dassoler, além de lideranças da classe contábil do Estado, que se pronunciaram a respeito das ações que vêm sendo realizadas por suas entidades representativas.
Um dos temas em destaque foi a XXVIII Convenção da Contabilidade do Estado de Santa Catarina (Contesc), principal evento do calendário contábil catarinense, que acontecerá em Itajaí no mês de agosto. Outro momento importante foi a explanação feita pelos integrantes do escritório Telini Advogados, que presta assessoria jurídica à Federação. Os advogados Fernando Telini, Adriana Adada e Daniela Machado fizeram uma análise da importância e das ferramentas do planejamento sucessório e do planejamento tributário, explicando as diferenças e vantagens na constituição de uma empresa (holding) para controle e sucessão da administração dos negócios e a constituição de uma empresa (administradora de bens imóveis próprios) para a proteção patrimonial, comprovando uma redução na carga tributária e facilitando o processo de inventário.
Após a plenária, houve uma visita à empresa Domínio Sistemas, principal patrocinadora da Contesc e que sempre apoio os eventos da classe contábil catarinense..
Para o presidente da Fecontesc, Rodolfo Grosskopf, “os encontros da entidade são de grande importância para o acompanhamento da vida sindical dos sindicatos filiados, pois permitem sanar dúvidas, obter esclarecimentos sobre vários tipos de procedimentos, bem como oportunizar a troca de ideias e o congraçamento dos dirigentes”.
O presidente do Sindicont de Criciúma, José Carlos de Fáveri, que abriu os trabalhos tanto na Assembleia quanto na Plenária, deu as boas-vindas aos participantes, destacando os atrativos naturais da região Sul, especialmente de Nova Veneza.
Os acompanhantes dos profissionais da contabilidade puderam participar de um passeio e conhecer os pontos turísticos do município. A agenda ainda contou com jantar de confraternização em um restaurante de comida típica italiana e de um churrasco no sábado, ao meio-dia.
Fonte: Assessorias de Imprensa do Sindicont Criciúma e da Fecontesc