Tendo como anfitrião o Sindicato dos Contabilistas local, presidido pelo contador João Carlos Brandalize, a cidade de Curitibanos foi sede de importante reunião da Federação dos Contabilistas de Santa Catarina (Fecontesc), na sexta-feira, dia 20. O encontro, realizado no Gaboardi Park Hotel, reuniu a diretoria da entidade e de 21 Sindiconts, bem como representantes das demais entidades contábeis, a exemplo do presidente do Conselho Regional de Contabilidade (CRCSC), Adilson Cordeiro, e dos diretores dos Sindicatos das Empresas Contábeis (Sescons), Adilson Bachtold e André Marquart.
O evento também foi prestigiado pelos prefeitos de Curitibanos, contador Aldo Dolberth (em exercício), e de São Cristóvão do Sul, Sisi Blind, que também preside a Amurc.
O ponto alto dos debates foi o tratamento dado pelos Fiscos federal e estadual às empresas. O advogado Fernando Telini, que presta assessoraria jurídica à Fecontesc, falou sobre a Operação Concorrência Leal, lançada pela Secretaria da Fazenda no ano passado, que tem por objetivo cobrar tributos que não teriam sido recolhidos pelas empresas enquadradas no Simples Nacional. Ele também explicou como se deve proceder ao registro de atas na Junta Comercial, destacando quando isso é obrigatório e quando é opcional. Já o presidente do CRCSC, Adilson Cordeiro, criticou a Receita Federal pela edição da Instrução Normativa 1.397, ocorrida na semana passada, que na prática obriga empresas de capital aberto a terem duas contabilidades, uma societária e outra fiscal.
Por sugestão do vice-presidente da Fecontesc, Tadeu Oneda, foi aprovado um ofício solicitando a retomada dos fóruns das entidades contábeis com a Secretaria da Fazenda para aprofundar algumas dessas questões, de forma a ajudar a simplificar os procedimentos contábeis e, em consequência, estimular o investimento das empresas privadas na geração de empregos e renda.
A plenária foi encerrada com uma palestra do presidente da Junta Comercial de Santa Catarina, Fabrício Fabricio José Satiro de Oliveira, que falou sobre as ações desenvolvidas pelo órgão para reduzir o prazo de registro de novas empresas no Estado. Dentre as medidas, estão a abertura de concurso público e a implantação de programas como a Jucesc Itinerante. Atualmente o número de empresas com registro ativo chega a 470 mil no Estado.
Para encerrar o evento, foi oferecido um jantar no restaurante do Monte Castelo.
Saiba Mais
- Na parte da manhã, a assembleia da Fecontes aprovou no novo estatuto e regimento interno da entidade, de forma a tornná-lo mais moderno e adequado à realidade atual.
- Na parte da tarde, no espaço oferecido aos Sescons, o diretor de Legislação do Sescon SC, Adilson Bachtold, informou que foi firmada uma parceria com a Fenacon CD e que esta irá disponibilizar três agentes de relacionamento para ampliar a certificação digital oferecida pelos Sindicatos. Os agentes vão visitar todos os escritórios contábeis do Estado.
Fonte: Fecontesc