Classe contábil de Santa Catarina se reúne na XXVIII Contesc

Com o apoio da Telini Advogados Associados, foi realizado na semana passada,  de 14 a 16 de agosto, o maior evento do calendário catarinense. A Convenção da Contabilidade do Estado de Santa Catarina (Contesc) reuniu cerca de 800 participantes no Centreventos, em Itajaí (SC). Na abertura,  autoridades da área contábil e política saudaram os profissionais e abordaram diferentes aspectos do momento atual da Contabilidade brasileira, os quais nortearam a definição do tema da Convenção: O perfil inovador do profissional da contabilidade: conhecimento, habilidade e atitude.
Em seu pronunciamento o  presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC), contador Adilson Cordeiro, defendeu de forma enfática a  simplificação e a diminuição da carga tributária e disse que esta bandeira deve ser uma luta da Contabilidade. “Eu faço um pedido especial a vocês políticos, ao CFC, aos demais Regionais, aos nossos parceiros Fecomércio, Fiesc, Facisc e tantos outros: vamos modificar a legislação para diminuir essas multas altíssimas, que atingem tanto os profissionais quanto as empresas”, destacou.

A presidente do Sindicato dos Contabilistas de Itajaí e Região (Sindicont), Regiane Waltrick, destacou o grande trabalho de preparação do evento. Já o presidente da Federação dos Contabilistas de Santa Catarina (Fecontesc), Rodolfo Grosskopf, lembrou que há 16 anos era realizada, também em Itajaí, a XX Contesc. “Naquela época não havia o Sped, o regime de substituição tributária, a sigla IFRS e as muitas mudanças que ela iria trazer para o nosso dia a dia. Porém, uma coisa não mudou, pois conservamos o mesmo sentimento da busca constante de conhecimento para vencer os desafios”, disse ele.

O prefeito de Itajaí, Jandir Bellini, ao dar as boas-vindas aos participantes da XXVIII Contesc, anunciou que foi enviado à Câmara Municipal um projeto de lei que cria o cargo de coordenador de Contabilidade da Administração Pública de Itajaí e, ainda, que está sendo firmado convênio entre a Prefeitura e a Junta Comercial para agilizar o trabalho dos contadores da cidade.

O deputado estadual Renato Hinnig, que representou o presidente da Assembleia Legislativa do Estado, Joares Ponticelli, também saudou os presentes e informou que foi contratado, pelo seu gabinete, um assessor de contabilidade para dar celeridade aos assuntos de interesse da classe contábil de Santa Catarina.

O senador catarinense Paulo Bauer destacou inicialmente a importância da Campanha “2013: Ano da Contabilidade no Brasil” e lembrou que o Congresso Nacional realizou sessão conjunta para lançá-la nacionalmente. Ele citou que é o único senador, titular de mandato, que é contador, colocando-se à disposição para auxiliar as reivindicações da classe no Legislativo federal.

Representando o governador, Raimundo Colombo, a secretária de Desenvolvimento Regional de Itajaí, Eliane Neves Rebello Adriano, e o presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis de Santa Catarina, Eugênio Vicenzi, também deram boas-vindas aos participantes da Convenção.

Encerrando a solenidade de abertura, o presidente do CFC, Juarez Domingues Carneiro, fez um balanço dos principais avanços obtidos pela classe contábil nos últimos anos. Ele ressaltou que hoje a profissão é uma das mais valorizadas, sendo a quarta mais demandada do mundo, e observou que o Brasil atualmente é referência na América Latina em assuntos contábeis. “Com o Grupo Latinoamericano de Emisores de Normas de Información Financiera (Glenif), ganhamos voz e representatividade no processo de adoção das normas internacionais (IFRS)”, afirmou, acrescentando que o Brasil hoje está presente nos principais fóruns de decisão sobre as regras e normas que irão reger os negócios em todos os países.

A mesa da abertura foi composta pelo presidente do Conselho Federal de Contabilidade, Juarez Domingues Carneiro; pelo presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina, Adilson Cordeiro; pelo presidente da Federação dos Contabilistas de Santa Catarina, Rodolfo Grosskopf; pela presidente do Sindicato dos Contabilistas de Itajaí e Região, Regiane Waltrick; pela secretária do Desenvolvimento Regional de Itajaí, Eliane Neves Rebello Adriano; pelo senador Paulo Bauer; pelo deputado estadual Renato Hinnig; pelo prefeito de Itajaí, Jandir Bellini; e pelo presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis de Santa Catarina, Eugênio Vicenzi.

Fonte: com base em informações das assessorias de Comunicação do CFC, da Fecontesc e do CRCSC